01

Higiene: cuidados para evitar doenças transmitidas por alimentos



Cuidados de higiene são importantes para evitar doenças, inclusive aquelas que podem ser transmitidas por alimentos. E quais os cuidados que devemos ter ao preparamos os alimentos?

As doenças provocadas pelo consumo de alimentos ocorrem quando micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas são transmitidas ao homem por meio do alimento. Os sintomas mais freqüentes são diarréia, vômitos, cólica, náusea e febre. A reação depende do tipo de contaminação e da quantidade de microorganismo. Alguns deles são tão fortes que podem levar até a morte.


Os micróbios são seres vivos tão pequenos que, em geral, só podem ser vistos com auxílio de um microscópio. Eles estão em todos os lugares: no nosso corpo (pele, unhas, dentes, pés), no ar, no chão, na água e nos alimentos. Os micróbios multiplicam-se nos alimentos quando encontram condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura. Os micróbios crescem, multiplicam-se e espalham-se muito facilmente através das mãos, do vestuário, dos equipamentos e dos utensílios. Assim como nós os micróbios precisam de alimentos. Alguns morrem quando expostos à temperatura acima de 63ºC. Na temperatura muito baixa, não morrem, mas não conseguem se multiplicar.



Então, o que é higiene tem a ver com isso? Higiene são todas as ações que praticamos para manter a saúde física e mental e prevenir doenças. Há vários tipos de higiene.

Higiene Pessoal

O asseio do corpo e do vestuário é muito importante para a saúde. A poeira e as impurezas que ficam em nosso corpo são ótimos meios para desenvolverem micróbios que fazem mal ao nosso organismo.

Devemos:

- Usar roupas limpas;

- Tomar banho diariamente;

- Lavar os cabelos e cortá-los sempre que necessário;

- Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir;

- Manter as unhas limpas e curtas.

Devemos lavar as mãos sempre que prepararmos ou servirmos os alimentos; ao se alimentar; ao sair do banheiro; ao mexer com animais e ao tocar em lixo ou em outros utensílios que não estejam limpos.

Como se deve lavar as mãos?


1. Molhe as mãos e os antebraços com água corrente.
2. Passe sabão ou detergente e esfregue a palma da mão, o dorso e também entre os dedos por aproximadamente 15 segundos.
3. Enxágue e seque bem as mãos e os antebraços.
4. Enxágue a torneira e seque-a.
5. Deixe secar as mãos naturalmente ao ar, ou em papel toalha descartável.

Higiene do ambiente

Devemos manter nosso ambiente, seja na cozinha ou em outras partes da nossa casa sempre em condições adequadas. Deve estar limpo, arejado, organizado e iluminado. O lixo deve ser retirado frequentemente. Isso evitá o surgimento de doenças.

Higiene dos alimentos

Ao preparar os alimentos devemos ter sempre o cuidado de lavar muito bem as mãos, pois se o alimento estiver limpo e nossas mãos continuarem sujas tornamos a contaminar aquele alimento. Devemos proteger os ferimentos ao tocar ou preparar os alimentos, para evitar contato do alimento com os micróbios da ferida. Mantenha os alimentos sempre cobertos, para evitar que a poeira ou os insetos levem micróbios. O
alimento deve ser sempre bem cozido, em altas temperaturas para assegurar a destruição dos microrganismos.

E como higienizar corretamente os alimentos que utilizanos crus, como frutas e verduras?

- Primeiramente deve-se retirar as partes estragadas.
- Lava-se folha por folha em água corrente.
- Desinfetar com solução clorada por 15 minutos.
- Enxaguar em água corrente, limpando bem para retirar o excesso de cloro.

Solução clorada:

Há 2 opções de solução para desinfecção de alimentos

-10ml (1 col de sopa) de água sanitária para uso geral em 1 litro de água.

-20ml (2 col de sopa) de hipoclorito de sódio a 1% em 1 litro de água.

Cuide bem da sua saúde. Tenha sempre bons hábitos de higiene. Até a próxima.




0 comente:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

últimas matérias