01

Higiene íntima: saiba como controlar o pH




Propagandas fazem o estímulo à higiene íntima e as prateleiras das farmácias e supermercados estão cheias de marcas de sabonetes especiais para a nossa limpeza. Antes da melhor escolha é preciso entender as peculiaridades do pH vaginal.

Como fazer essa higiene corretamente?


Para entendermos sobre uma adequada higienização da região vaginal, deve-se saber um pouco sobre o que é pH.

O pH ou potencial hidrogeniônico é o símbolo que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. A escala do pH pode variar de 0 à 14. O pH menor que 7 indica que tal meio está ácido, já para pH maior que 7 indica que está básico e para um meio com pH 7 indica que ele é neutro.


O pH da genitália feminina saudável é ácido, ou seja, mais baixo que 7. Seu grau varia de 3,8 a 4,2. Se o pH da vagina aumenta a sua acidez estamos sujeitas ao ataque de fungos como a Cândida, que causa a Candidíase, provocando coceira intensa e corrimento branco com aspecto de coalhada. Se o desequilíbrio da flora vaginal torna o pH mais alcalino ficamos sujeitas à ação de bactérias tricomonas, que prolifera em meio alcalino e a vaginose, infecção caracterizada por um mau cheiro perceptível, principalmente após a relação sexual.

Esse pH ácido da vagina funciona como uma barreira protetora contra a proliferação de bactérias e mantém a flora bacteriana estável. Porém, com o dia-a-dia da mulher moderna acompanha calças justas e roupas sintéticas, correria, estresse e muito trabalho, fazendo com que haja um pequeno desequilíbrio na flora da genitália feminina, causando irritação e uma má ventilação, assim como alguns problemas ginecológicos onde já foi comentado anteriormente. Desta forma é necessário uma adequada higienização da região vaginal, controlando o seu pH adequado.


Na maioria das vezes não se sabe os produtos corretos a serem usados na hora do banho ou como manter o pH da sua flora vaginal estabilizado.

A higiene íntima deve ser feita do modo mais simples possível, sendo ideal apenas o uso de água e sabonete neutro. Os sabonetes devem ser hipoalérgicos, testados e aprovados por especialistas. É importante também que seja líquido, pois evita o contato do mesmo com outras pessoas. O sabonete não deve conter antissépticos, porque estes removem totalmente a camada que protege a genitália feminina, deixando a mulher desprotegida. Mulheres hipersensíveis devem procurar orientação de um ginecologista antes de fazer uso de qualquer produto íntimo.


Evitar:

- Perfume ou talco, papel higiênico e absorvente perfumado. Quanto menos substâncias químicas melhor, para não agredir a flora bacteriana vaginal;

- Sabonetes muito perfumados, pois podem causar coceira e/ou irritação;

- Usar absorvente sem estar menstruada ou roupas apertadas, porque dificulta a ventilação e contribui para aumentar a umidade da região;

- Sabonetes com hidratantes, pois eles desequilibram a flora vaginal;

- Calcinhas com tecido sintético e protetor diário, devido abafar a região e facilitar a proliferação de fungos e bactérias;

- Banhos quentes, evitando a irritação da genitália;

- Deixar o absorvente interno por um dia inteiro, para evitar a proliferação de bactérias;

- Lavar a região interna da vagina com sabonetes que contenham hidratantes, cheiro e pH ácido. Dê preferência ao sabonete com pH neutro;


Peferir:

- Dormir sem calcinha ou até mesmo nua. Além de estimular o seu parceiro libera sua vagina para uma melhor ventilação;

- Após exercícios físicos fazer a higienização imediata, pois o suor causa irritação;

- No período menstrual lavar-se toda vez na troca do absorvente. Dê o tempo máximo de 4 horas para a utilização de um único absorvente;

- Enxaguar bem a roupa íntima, a fim de retirar os resíduos químicos;

- Secar cuidadosamente a região genital após o banho;

- Ao ir ao banheiro, enxugar a região genital da frente para trás, evitando assim com que microrganismos da região anal contaminem a vagina no momento da passagem do papel higiênico;

- Fazer a troca de roupa quando a mesma estiver úmida;

- Usar calcinhas de algodão, pois facilita na transpiração e a ventilação da vagina;

- Papel higiênico de cor branca e sem perfume. O perfume e o corante do papel higiênico podem agredir e irritar a mucosa vaginal, causando ardência, coceria, dor ao urinar e dor na relação sexual.


Faz mal usar sabonete íntimo diariamente?

Desde que o sabonete íntimo seja de pH neutro e sem perfume, não há problema algum. Não podem ser ácidos demais ou de menos para a higiene da mulher.

Espero que tenham gostado! Comentem e mandem sugestões de matérias!



75 comentários:

  1. Matéria está sensacional!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. ADOREI!!!! Vou experimentar para ver se ajuda a controlar o meu ph!

    ResponderExcluir
  3. Olá depois que tive minha filha por cesariana,notei uma secura vaginal significativa e isso tem me atrapalhado bastante com meu marido, q não fala nada, mas eu sinto a diferença,fora que doe muito na hora da penetração como se tivesse uma pedra lá dentro bloquando,sei lá.
    Existe algo que eu possa tomar??? Ou fazer para eu voltar ao normal???
    O q pode ser isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gravidez é um período onde existem inúmeras alterações físicas e químicas decorrente da ação de hormônios. No período em que a mãe amamenta o seu bebe, acontece um fenômeno chamado amenorreia por lactação (ausência de menstruações) devido à influência do hormônio da prolactina, encarregada de estimular a produção de leite, a ação da prolactina altera a produção do lubrificante natural( onde a vagina fica com aspecto se seca). Essa situação deve ser amenizada a medida que o cilo menstrual comece se normalizar.
      Indicação: Utilizar lubricante a base de água no ato sexual.
      Victor Paiva - Colunista da Saúde.

      Excluir
    2. Converse com seu ginecologista,também tive esse problema, meu ginecologista me receitou o creme vaginal "Ovestrion" que ajuda a recuperar a lubrificação natural da vagina, usei apenas por um mês e voltou ao normal.

      Excluir
  4. Ol eu tomo uma injecao parra nao engravidar e ela nao deixa mennstruar e agora eu tenho mt. coceira e como se a vagina estivece assada oq pode ser????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser candidíase ou mesmo uma irritação de carácter alérgico, recomendo relatar esses sintomas na consulta ginecológica para que se seja analisado o caso.

      Colunista de saúde: Victor Paiva

      Excluir
  5. muito boa esta matéria!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, toda vez que vou tomar banho, observo que minha calcinha fica molhada e com pouca gosminha branca, séria corrimento branco? Essa "gosminha branca" as vezes tem odor característico com algo azedo, o que poderia ser?
    Adorei sua matéria! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, normalmente essa secreção é comum da flora vaginal, esse odor " azedo", geralmente é causado pelo fato do tempo na qual se passou com a calcinha, é preocupando se esse odor tiver cheiro muito forte, tipo de " peixe podre", se não à sintomatologia como coceira, dor, ardência no ato sexual, odor fétido, pode ficar tranquila. Essa secreção é normal, as vezes ela pode estar com cheiro forte, devido a sua alimentação ou mesmo essa consistência do muco, pode ser relacionado a faze de ovulação.

      Victor Paiva (Colunista de Saúde)

      Excluir
    2. ola eu tambem tenho o mesmo.. queria saber se isso nao vai parar? nao doe.. so tem o cheiro,e fica feio quando olho pras calcinhas e vejo,a marca nao sai,fika um pouco amarelada.
      parabens pela materia... bjs

      Excluir
  7. Muito boa a Matéria!

    ResponderExcluir
  8. ADOREI A MATÉRIA, ME AJUDOU A ENTENDER O POR QUE SOFRO COM ESSE TIPO DE CORRIMENTO.
    MUITO MASSA ESSA MATÉRIA.

    ResponderExcluir
  9. Uma das melhores materias q ja li ate agora ! parabens !

    ResponderExcluir
  10. Olá, tenho um leve corrimento e noto uma alteração significativa do odor, porém não tenho nenhum tipo de coceira. O que pode ser? O que posso fazer para resolvê-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      faça aceio com bicarbonato, pois pode ser alterações hormonais ou mesmo uma infecção leve.

      Excluir
    2. Preparo: 1 litro 2 colher colheres de bicarbonato

      Excluir
  11. Anonimo:eu tenho muita infecção urinaria e nos exames ta dando uma bactéria chamada,ecoli dá constatemente e doe muito não aguento ter relação sexual e doe ao fazer xixi o que devo fazer? ja fiz varios tratamento e melhora e depois volta tudo denovo,o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu falei a maioria das infecções pélvicas, são decorrentes da falta de higiene, ou higiene incorreta da região genital, o uso de calça jeans, shorts apertados que impedem a ventilçao, são causadores comuns de infecção. No caso talvez a senhora faça o tratamento e continue "abafando" a região genital, contribuindo para a proliferação dessas bactérias. Procure um médico e siga as orienteções de enfermagem.

      Excluir
  12. tenho corrimento, porem nao é um corrimento comum, pois nao tem odor, nao causa coceira e é muito branco parece uma massa, porque quando introduzo o dedo sai especie de uma massa. ou quando tenho relaçao com meu marido o penis dele fica cheio dessa massa branca. o que seria e como devo me cuidar? outra coisa é que depois da relaçao o penis do meu marido arde o que seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suposto diagnotico: candidíase assintomática, é comum em mulheres, porém pode haver a manifestação no parceiro, como é o caso da senhora. Indico que a senhora busque um acompanhamento adequado, seja ele no posto de saúde ou na propria consulta ginecológica, é interessante seguir as prescrições médicas e as orientações de enfermagem.

      Excluir
  13. AdooooReeii a Matéeriia *__*

    ResponderExcluir
  14. muito boa a matéria, esclarecedora, valeeeuuu!!!

    ResponderExcluir
  15. adorei a materia. Tive um sangramento ao fazer xixi, de cor rosada depois disso comecou a doer qnd faco xixi, d 10 em10 minutos vou ao banheiro bebo muita agua pois tenho muita sede, agora tbm to com coceira dentro da vagina, nao e direto so de vez em qnd olhei e tem tipo uns carocinhos dentro. E grave o q tenho estou com medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem a quesito de informação o orifício onde a urina saí é diferente do orifício vaginal, o que pode ter acontecido é uma infecção cruzada, ou seja uma infecção urinária + candidíase, é bom procurar o médico o mais rápido possível, pois o quadro pode se agravar, e não esqueça de seguir as orientações de enfermagem.

      Excluir
  16. Adorei a matéria! Estou com uma dúvida: fiz meus exames ginecológicos recentemente e eles não apresentaram alterações. Porém, meu marido se queixou (durante o sexo oral) que a minha secreção estava com gosto ácido, diferente! Percebi tb a cor da minha urina bem mais amarela, cor mais forte. Porém, não tenho sentido nenhuma anormalidade (coceira, corrimento...nada!) Poderia ser alguma alteração no Ph da vagina??

    ResponderExcluir
  17. OLà , fui ao médico e ele disse que meu ph está alto 5, gostaria de saber como posso abaixa-lo , o médico disse que ñ consigo engravidar pq meu ph esta elevado e esta matando os espermatozoides e me encaminhou p o centro de fertilização pq ñ tem tratamento , será que isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, Como já citado no texto acima, o pH da genitália feminina saudável é ácido, ou seja, mais baixo que 7. Seu grau varia de 3,8 a 4,2. Procure uma segunda opinião médica. Não custa nada!

      Excluir
  18. olá, estou com uma coceira na parte de fora da vagina,começou como bolinhas de assaduras, e quando menstruo piora muito ate machuca, meu marido sente que coça o penis nesse periodo, pode ser o que sera acidez da menopausa que pode estar começando tenho 37 anos, existe algum tratamento alternativo, vou passar em consulta só em junho, ate la o que faço?

    ResponderExcluir
  19. OLÁ MEU NOME É TALITA E DE UNS MESES PARA CA ESTOU SEM TEMPO PARA PODER IR AO GINECOLOGISTA, ESTOU TENDO UM SERIO PROBLEMA QUE É UM LIQUIDO SAINDO DA MINHA VAGINA QUE TEM UM ODOR MUITO FORTE COMO DE AMONIA, MESMO QUE EU TOME BANHO DIREITINHO PASSA 10 MINUTOS JÁ ESTOU COM O CHEIRO FORTE NOVAMENTE O QUE PODE SER? NÃO TENHO COCEIRA IRRITAÇÃO NEM NADA É SOMENTE ESSE LIQUIDO COM O ODOR FORTE QUE ME ENCOMODA MUITO POIS EU SINTO CHEIRO DELE MESMO EU ESTANDO VESTIDA E NA HORA DE SE RELACIONAR COM MEU NOIVO FICO SEM GRAÇA MESMO QUE ELE FALA QUE NÃO LIGA, O QUE POSSO FAZER ?

    ResponderExcluir
  20. olá preciso mt sabe o que pode ser : nele : pequenas bolinhas vermelhas , vermelidão no pênis e coceira..
    ela : vermelidão , coceira e também algumas bolinhas vermelhas dentro , e corimento branco , meio amarelado as vezes e dores nas relaçoes .. parou por um tempo e voltou novamente ..o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa orientação é que você procure seu ginecologista, ele através de exames poderá constatar, passar o melhor tratamento para você e seu parceiro.

      Excluir
  21. Excelente, matéria completa sobre o assunto, tirou muitas dúvidas minhas, pois tenho cândida recorrente e me ajudou muito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. ola!! a 3 dias comecei a sentir um ardor ao manter relações sexuais, e um pouco de dores, não tenho corrimento e nem dores ao urinar, so sinto quando mantenho relações, gostaria de saber se pelo fato de estarmos fazendo muito sexo anal, pode ter causado alguma infecção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oriento que quando você e seu companheiro forem fazer sexo anal, tenho cuidado para não colocaram o pênis em sua vagina logo após o sexo anal. É importante lavar o pênis logo, antes da penetração vaginal, devido ao material fecal que fica residente do canal anal. Evitando assim infecções e outros probleminhas. Também tenha cuidado na força que o seu companheiro está colocando na penetração, isso pode estar machucando o seu colo do útero.
      Não deixe de marcar e ir ao Ginecologista!

      Excluir
  23. Muito bom, adorei essas dicas!!

    ResponderExcluir
  24. Ola meu nome e bruna e estou com uma duvida..
    Usei o sabonete intimo dermacid umas duas vezes e qundo fui ter relaçao com meu namorado senti um cheiro bem forte.
    Oque faço para n ocorrer esse cheiro?
    Deixo de usar o produto? O mesmo pode causar mesmo uma mudança no ph?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! Você deve atentar se há presença de corrimento, coceira, vermelhidão, alguma outra alteração. Recomendo o uso de sabonete líquido de pH neutro, ir ao Ginecologista e aderir as recomendações citadas acima! Tudo de bom
      Colunista: Yannice Wynie

      Excluir
  25. meu marido diz que nunca viu uma mulher mais limpa que eu

    ResponderExcluir
  26. mulher tem que saber se cuidar,fazer lavagem vaginal.mulher que não usa fazer isso a hora que vai ter relações sexuais exala mal cheiro da vagina,e ainda tem umas que acha que é normal!

    ResponderExcluir
  27. Ola bom dia! estou ha alguns meses com dificuldades no relacionamento sexual,meu esposo tem reclamado de vermelhidão e ardencia no Penis e eu sinto a mesma coisa, tenho usado vários tipos de produtos de igiene na tentativa sem sucesso de melhorar e sempre que vou ao banheiro fazer xixi, quando me enxugo com o papel higienico sai uma camada de massinha branca na parte externa da vagina não tenho corrimento,não tem mal cheiro , somente ardência, vermelhidão que chega a ferir,pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia! Recomendo você marcar uma consulta com o Ginecologista. Atenção para outras alterações e desde quando isso começou!

      Excluir
  28. Oi
    Gostei do artigo e gostaria de tirar uma duvida...
    Há alguns dias venho sentindo um leve incomodo na vagina, vermelhidão e de vez em quando, coceira.
    Não chega a arder, é mesmo incomodo. Não tenho corrimento, nem há cheiro desagradável.
    Nunca tive relações sexuais.
    O que será? Uma instabilidade no Ph da região, talvez?
    Tenho vergonha de ir a um ginecologista, tem algum tratamento caseiro??
    obrigado

    ResponderExcluir
  29. Olá .Eu sou a Elitania tenho 15anos .tem mais ou menos 4 dias que sinto incómodo na vagina.vermelhidão,coceira e e ardi bastante e em vez de sair a gosminha saí e uma massa esquisita o que devo fazer .tem algum tipo de pomada ou outra coisa pra que posso passar? otima matéria.....

    ResponderExcluir
  30. ola...adorei seu artigo...eu tbm gostaria q vc me ajudasse...eu estou gravida de 8 semanas e a 3 semanha atraz eu estou evitando de ter relaçao com meu esposo...por na ultima vez q tivemos relaçao eu senti q ardia durante a penetraçao.entao depois de alguns dias eu passei a sentir coceira arde e sai uma massinha q tem o cheiro parecido com fermento de fazer pao enfim eu fiz meu preventivo a 3 meses e deu infcçao mais o meu medico nao quer me passar nada por eu estar gravida,entao fiz outro exame q ele me pediu e deu q meu ph esta 5,0 e so vou passar pelo ginecologista dia 05/08 ainda e hj minha vagina amanheceu com os grandes labios bem inchados e ardendo...eu fico preocupada pelo bebe.e tenho medo de ter relaçao com meu esposo porq posso passar isso pra ele.obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
  31. bom dia, eu amei esta matéria mas ainda tenho algumas dúvidas pois eu sou virgem e tem aparecido em minha calcinha um pequeno corrimento branco líquido que a deixa manchada e me obriga a troca-la mais de 2 vezes por dia e ainda por cima eu sinto um odor alcalino que está me incomodando pois a minha calcinha nunca teve odor visto que sou muito preocupada com a higiene íntima será que devo procurar uma ginecologista? e por favor tem como me indicar a marca de um bom sabonete íntimo para que eu possa me livrar do cheiro que me incomoda . beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Bom eu to com esse problema o que eu faco doi muito quando vo orinar

    ResponderExcluir
  33. estou gravida e minha vagina fexou mais quando vou tranzar com meu marido doi muito e tem vez q nao consigo terminar e quando consigo fico com muita dor o meu marido tambem sente isso o penis dele fica com o coro grosso e fica tipo cortado ao lado e diz q tambem doi muito me ajude o q eu posso fazer

    ResponderExcluir
  34. oi meu nome e mirely e o meu ph ta 7,0
    e hermacias raras voce sabe oque siginifica?
    me responda por favor muurilob9@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Fui no ginecologista e o diagnóstico foi cândida, eu e meu esposo tomamos secnidazol e eu usei pomada vaginal. ficamos o período indicado sem manter relação sexual. Porém depois desse tratamento, toda vez que temos relação a Glande do pênis dele fica cheio de bolinhas vermelhas, o que pode ser? a vagina muito ácida pode acontecer isso? adorei sua matéria

    ResponderExcluir
  36. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  37. e bastante esclarecedora sua pagina,amei e de muito alta ajuda!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Olha, eu estou com probleminha, desde pequena desde aos 19 anos, tentando parar esse corrimento q eu estou , q sai tipo uma massinha amarela e mal cheiro. Ja fui na ginecologista vaaaarias vezes, ja me deram remedio e n adiantou nada. E por favor me ajude !

    ResponderExcluir
  39. Meu marido tem reclamado de ardência no pênis apos relação comigo..ele acha ser acidez na minha vagina...pode ser isso? Ñ sou seca..peli contrário.

    ResponderExcluir
  40. oi meu nome é sandra, de uns tempo pra cá, vem saido um liquido branco de minha vagina, fui a minha ginecologista e após exames constatou como resultado lactobacilos SP, perguntei a ela se era inflamação ela disse que não era a proteção da vagina, ai fiquei na duvida se ta saindo pra fora tá errado é pra ficar dentro. Agora tô pecebendo que uns 05 a 10 dias, antes de minha mestruação desse, ao fazer xixi sai um cheiro muito forte, semelhante a amonia, que torma conta do banheiro o tal cheiro, e quando tenho relação com meu marido isso também acontece. Retornei a fazer exames e relatei ao fato a minha ginecologista e ela nâo mim deu resposta alguma. O que poderia ser, sou casada a 10 anos e nunca conseguir engravidar.

    ResponderExcluir
  41. Essa materia foi de grande importancia para mim, sei o que fazer agora. Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Oi eu mesmo lendo tudo isso eu fiquei um pouco curiosa em relação a algumas coisas. Seguinte eu tenho 16 anos e uso implante Jadelle de 5 anos para não engravidar só que eu passo muitos muitos dias mestruada e isso esta afetando a mim,pois é muito incomodo e é horrivel ter que ficar 24 horas de absorventes,eu de alguns dias para cá tenho sentido coceiras na minha vagina. Sera que isso é normal ou eu devo procurar um médico para conversar? E as vezes sinto que é de mais ao ponto de eu mesmo ter que colocar o meu dedo e coçar . Obrigado pela compreensão

    ResponderExcluir
  43. Se o pH da vagina é neutro, não seria melhor usar um sabonete íntimo com pH ácido, entre 4,0-4,5?

    ResponderExcluir
  44. o comercio deveria ser estimulado a vender mais calcinhas de algodão...

    ResponderExcluir
  45. Olá após usar um sabonete intimo de menta . Logo após fui fazer relação com meu marido eo pênis do meu marido ficou inchado . Será que pode ser do sabonete intimo.

    ResponderExcluir
  46. ola faz ums 3 meses que meu ph vaginal estar acido .

    ResponderExcluir
  47. queria saber oque pode ser uma dor como se fosse uma cólica mas ñ estou no periodo menstrual e dor na relação?

    ResponderExcluir
  48. Olá, por favor me ajude! Tenho um odor muito forte na vagina, cheiro ruim mesmo, mas NÃO ARDE, E NEM COÇA! O que faço, as vezes é um corrimento amarelado!

    ResponderExcluir
  49. que um maravilhoso mundo em que vivemos , eu ainda duvido que este lançador de magias como ele fez isso !
    Minha boca está cheia de testemunhos , estou abençoando meu marido deixou a casa por dois anos à África do Sul para um turista , ele quis dizer uma prostituta e ele foi enfeitiçar pela menina meu marido se recusa a voltar para casa de novo, eu choro dia e noite à procura para quem me ajudar , eu li um jornal de notícias sobre um poderoso lançador de magias chamado Dr. Okojie e eu em contato com o lançador de magias para me ajudar a conseguir meu amor de volta para mim e ele me pedir para não se preocupar com isso que os deuses que lutam por mim .. ele me disse que em meados de noite, quando todo o espírito está em repouso , ele vai lançar um feitiço para se reunir meu amor de volta para mim. e ele fez em menos de 3 dias o meu marido voltou para mim e começou a chorar que eu deveria para perdoá-lo , eu , estou tão feliz por que este lançador de magias fez por
    eu e meu marido .. contato em seu drokojiehealinghome@gmail.com e-mail é o melhor lançador de magias em todo o mundo selvagem. ele está specialiesed na resolução de outros problemas , incluindo os seguintes :
    (1) Se você quiser que o seu ex-costas.
    (2) se você sempre tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer que as mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quer um filho.
    (6) Se você precisar de ajuda financeira.
    (7) Se você quiser que a cura do HIV AIDS
    contatá-lo agora para solução imediata do seu
    problemas no Drokojiehealinghome@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  50. Ouço muitas mulheres reclamando de coceira na região genital. Uma boa dica, além de uma boa higiene, é dormir sem calcinha. Isto mesmo. Facilita a oxigenação, ventilação da genitália. Quando ouvi falar que dormir sem calcinha era bom, pensei credo, que vergonha! Como estava com uma coceirinha chata na genitália, e só o sabonete íntimo não resolveu, então mesmo com medo e com vergonha, resolvi experimentar. É complicado nos primeiros dias. Mas, o frescor que permanece por todo dia e a coceira que foi embora, Ahh... VERGONHA... saiu pra lá. Tornei-me uma adepta. Vale a pena se livrar da calcinha durante a noite, agora só durmo sem ela. Tem mulheres que acham que é horrível, falta de vergonha, imoralidade. Não tem nada de horrível, de imoral e de safadeza, não estou com a vagina a mostra, para que as pessoas vejam. Coloco um pijama e durmo tranquila! Experimentem. Irão gostar. Eu amei! Durmam sem calcinha! Sinceramente, é ÓTIMO, é muito gostoso o frescor. A vagina fica arejada, com uma sensação amena, que perdura pelo dia. Ô... Recomendo sempre, sem titubear, pois é uma DELÍCIAAAAAAAA!!! A sensação é indescritível, MARAVILHOSA! Vale SEMPRE a pena! Bom D+!!!

    ResponderExcluir
  51. Quando ouvi falar que dormir sem calcinha era bom, pensei credo, que vergonha! Como estava com uma coceirinha chata na genitália, e só o sabonete íntimo não resolveu, então mesmo com medo e com vergonha, resolvi experimentar. É complicado nos primeiros dias. Mas, o frescor que permanece por todo dia e a coceira que foi embora, Ahh... VERGONHA, saiu pra lá. Tornei-me uma adepta. Vale a pena se livrar da calcinha durante a noite, agora só durmo sem ela. Tem mulheres que acham que é horrível, falta de vergonha. Não tem nada de horrível e de safadeza, não estou com a vagina a mostra, para que as pessoas vejam. Coloco um pijama e durmo tranquila! Ela não me faz nenhuma falta, devia ter escutado sobre o assunto a mais tempo. Experimentem. Irão gostar. Eu ameiiiiii! Sinceramente, é ótimo, é muito gostoso o frescor, a sensação amena, que perdura pelo dia. Ô... Recomendo sempre, sem titubear, pois é uma DELÍCIAAAAAAAA!!! Sensação indescritível, maravilhosa!!! Não pensem besteiras (Rsrsrsrs). Dormir sem calcinha, É BOM D+!!!

    ResponderExcluir
  52. como faço para saber se o meu ph estar acido

    ResponderExcluir
  53. OI, fui a minha ginecologista e ela constatou q minha região vaginal está muito acida, me receitou boreto de sódio (aplicar 2 vezes na semana) mas não vejo resultado, qdo tenho relação sexual com meu marido as vezes arde e ele fica com pênis irritado, coçando, e c bolinhas, o q pode ser? Obrigada.

    ResponderExcluir
  54. Olá ...
    esta acontecendo uma coisa muito estranha comigo, toda vez que transo sem camisinha acabo machucando meu parceiro já ate comprei lubrificante mais não adianta mesmo estando lubrificado ela fere o pênis ele já foi no medico e ele constatou que era herpes pelo motivo das lesão que ele eu ficava tipo começava como uma coceira gostosa fui ao medico e ele me disse que era vagina ácida ,que não teria muita coisa pra fazer, pediu pra mim parar de tomar o anticoncepcional e transar só com camisinha, usar calcinha de algodão. Isso esta acabando com meu relacionamento de 3 anos o que eu faço?

    ResponderExcluir
  55. queria saber oque pode ser uma dor como se fosse uma cólica mas ñ estou no periodo menstrual, e nunca mantive relação sexual, no período dessa dor há um corrimento de uma massa branca, essa dor é normal?

    ResponderExcluir

últimas matérias